quinta-feira, 26 de março de 2009

Ateliê Ocupação

Artistas residentes da Galeria Homero Massena abrem exposição “Ateliê Ocupação”

O Edital número 010, publicado em 2008, que diz respeito à concessão de bolsa de ocupação do ateliê de pintura da Galeria Homero Massena, mostra novos resultados com a abertura da exposição “Ateliê Ocupação”.

A abertura da mostra, na próxima terça-feira (31), às 19 horas, também comemora os 32 anos da galeria. Na ocasião, os artistas promovem um bate-papo sobre a produção da obra. Os trabalhos da exposição foram desenvolvidos no segundo andar da galeria, desde dezembro do ano passado, pelo Grupo “HNA - Molécula Multiplicadora de Arte” formado pelos artistas Victor Monteiro, Gabriel Borém, Ludmila Cayres, Gabriel Sampaio e Thaís Apolinário. Eles tiveram orientação do artista plástico Luciano Cardoso.

Na mostra “Ateliê Ocupação”, os artistas desenvolveram experimentações em torno da pintura contemporânea. Para isso resolveram abrir as portas do ateliê para o público enquanto trabalhavam. Acabaram agregando novos artistas ao grupo, que inclusive puderam intervir nas obras. O tema inicial que era a pintura se desdobrou em outras linguagens como vídeos, desenhos, fotografias e instalações.

O espaço estará aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, até o dia 30 de abril.

Endereço: Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória.

Visitação: segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas

Agenda de visitas guiadas: (27) 3132 8395

Ava Araújo


Gardenia Marques e Léo Carvalho

Gardenia Marques e Léo Carvalho
Voz e Violão Regionais, MPB, Pop, Rock, Bossa, Samba e Autorais
Sexta - 27 de Março - 21:30
CANTO DA ROÇA
Rua João da Cruz, 280, Praia do Canto, Vitória
Informações e Reservas: 3227-4268

Arte de Rua Manifesta

Movimento de Teatro de Rua do Espírito Santo,
apresenta:
Arte de Rua Manifesta
Uma celebração ao dia 27 de março de 2009
Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo

Esta mobilização será realizada em todo o Brasil, seguindo uma diretriz da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Aqui em Vitória, ES, além de mostrar o teatro que sabemos fazer, vamos questionar e exigir melhores incentivos e tratamento digno de artistas e cidadãos, que tem direitos de manifestar suas necessidades culturais. 9h30 saída do cortejo - sede do grupo Vira-Lata

Trajeto: Rua Professor Baltazar - Rua 13 de Maio

Manifesto do Sono em frente à Secretaria Municipal de Cultura - Rua SetePraça Costa Pereira

10h30 às 14h - Praça Costa Pereira

Manifesto do Sono e Mostra de Teatro de Rua:

Grupo Teatral Vira-Lata (intervenção clownesca)
Cia Folgazões(espetáculo Cantantes e Brincantes)
Companhia Circo Teatro Capixaba(espetáculo O Pequeno Circo e outras criaturas) Grupo Sol da Terra (Bonecos Gigantes)
Cia Enki de Dança(intervenção)


Encanta Conto

alunos da FAFI (escola de teatro) (intervenção Os Mascarados)
Soraia Nunes(intervenção aérea - tecido)
Marcos Isaias(boi Surubim)

Informações:Willian Rodriguesporta-voz e articulador do Movimento de Teatro de Rua do ES3223-4968 / 9931-7746

terça-feira, 24 de março de 2009

Editais secult


Andy Warhol

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) recebe a exposição itinerante "Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia". Com curadoria de Jéssica Gogan, do Museu Andy Warhol, localizado na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, a abertura da mostra está marcada para o dia 02 de abril, às 20 horas. O Maes é o primeiro museu do Brasil e do mundo a receber a mostra neste formato. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da Artunlimited.

Cineasta, fotógrafo, pintor, ilustrador comercial, produtor musical, escritor e até modelo – o artista norte-americano Andy Warhol (1928-1987) era radical em sua abordagem da arte. É considerado o mais pop artista plástico de todos os tempos. Ao falar o seu nome, imediatamente as imagens de Marilyn Monroe, Sopa Campbell´s e uma celebridade de peruca branca vêm à mente.

Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Chegou ao cenário da arte na década de 1960, em plena revolução do movimento Pop Art. No entanto, seu legado mais significativo foi seu processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos. Warhol usou suas obras e práticas artísticas como estrutura para vivenciar, registrar, organizar e reproduzir o mundo ao seu redor.

A proposta da mostra "Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia" é abordar a vida e a obra do artista por meio de um enfoque especial sobre essas práticas de reinvenção do cotidiano. Nesse sentido, serão reunidas obras de Warhol que componham uma visão singular de sua produção, incluindo filmes, vídeos, instalações, papel de parede, produção de revistas e publicações, gravuras e documentação fotográfica, além de arquivos e materiais audiovisuais.

Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia", exposição no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Abertura – quinta-feira (02 de abril)
Horário – 20 horas
Período – 02 de abril a 02 de julhoVisitação – terça a sexta-feira – 10 às 18 horas Sábados, domingos e feriados – 12 ás 18 horas
Endereço – Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória – Espírito SantoTelefone – (27) 3132 8393
Entrada franca

Fonte: www.secult.es.gov.br

MoVA Caparaó

Estarão abertas, a partir de terça-feira (24), as inscrições para a sexta edição da Mostra Nacional de Vídeo Ambiental do Caparaó – MoVA Caparaó. Este ano, a Mostra acontecerá no período de 23 a 26 de setembro, no município de Alegre. O formulário de inscrição, que vai até 30 de abril, e o regulamento estarão disponíveis no site www.secult.es.gov.br. A ficha preenchida deve ser enviada para o e-mail movacaparao@yahoo.com.br.

A MoVa Caparaó tem a finalidade de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e médias metragens, de até 40 minutos, de ficção ou documentais, com temática ambiental, produzidas em todo território nacional. Estão aptos a se inscrever na Mostra Competitiva os vídeos ambientais produzidos (ou com matriz final) nos formatos Betacam, DV, MiniDV ou DVD, realizados a partir de dezembro de 2007.

Serão duas categorias: “Melhor Vídeo”, um escolhido pelo júri popular presente nas exibições e outro pelo júri oficial; e “Melhor Vídeo Caparaoense”, selecionado pela organização da MoVa entre os vídeos realizados pelos jovens da região, participantes das oficinas. Os vencedores das duas categorias receberão o troféu “Pico da Bandeira”.

A Mostra é um projeto do Governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvido por meio da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com o Consórcio do Caparaó, a MoVa surgiu em 2004, a partir da necessidade de ampliar as discussões ambientais na região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó, e de promover nacionalmente as potencialidades ecoturísticas, culturais e humanas da região. Estão envolvidos na Mostra 11 municípios caparaoenses que não possuem salas de cinema.

A MoVa tem alcançado objetivos como a valorização do cinema; a conquista do segundo lugar no Prêmio Cultura Viva, realizado pelo Ministério da Cultura em 2006; o fomento do turismo e a movimentação do setor cultural como um todo.

A Mostra também abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam a mais ampla abordagem das questões do meio ambiente.

Victor Humberto


SERGIO ROUVER

Sergio Rouver convidou você para o evento "HOJE...SERGIO ROUVER QUARTET NA CURVA DA JUREMA"

Horário: 23 de março de 2009, das 21 às 24h

Local: CURVA DA JUREMA, Plataforma 16


- Sergio Rouver - Saxofone- Victor Humberto - guitarra- Eliel Moura - Baixo- João Augusto - Bateria
Teremos a participação especial do acordeonista Mirano Schuler.
(Tradicional Jazz and Bossa nova)

Couvert: 5,00 reais
Contato: 27-88185340

Gean Pierre

Gean Pierre & Edigar Gusmão, Quarta (25/03) 21h - Pop RockGalpão da Praia na Rua aleixo Neto, 1280 - Praia do Canto - Triangulo das Bermudas Reservas.: (27) 3315-8867
Jump,

Quinta (26/03) 21h - Pop RockAtol Choperia na Rua Joaquim Lirio, 778 - Praia do Canto - Triangulo das Bermudas Reservas.:3225 3656

quarta-feira, 18 de março de 2009

Victor Humberto


Gean Pierre

Gean Pierre & Edigar Gusmão, Quarta (18/03) 21h - Pop RockGalpão da Praia na Rua aleixo Neto, 1280 - Praia do Canto - Triangulo das Bermudas Tel.: (27) 3315-8867 - Couvert 5 (com rodada dupla de Chopp)

Acoustic Jump, Quinta (19/03) 21h - RockAtol Choperia na Rua Joaquim Lirio, 778 - Praia do Canto - Triangulo das Bermudas Tel.:3225 3656 - Couvert 5

Exposição P-I-N-T-U-R-A


Roda de leitura

Na quinta-feira (19), a Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Curcio da Rocha (BPES) promove uma Roda de Leitura no auditório da sede, localizada na Avenida João Batista Parra, na Praia do Suá, em Vitória.

A atividade cultural, que é aberta ao público, começará às 16 horas. A atividade será feita por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL).

A Roda de Leitura será coordenada pela escritora e professora Ester Abreu Vieira de Oliveira. A sede da BPES foi reinaugurada no início de dezembro do ano passado Serão lidos os capítulos I e VI da obra “Dom Quixote de La Mancha”, um livro escrito por Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). A primeira edição foi publicada em Madrid, capital da Espanha, no ano de 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra, em 1615. É considerada a grande criação de Cervantes. O livro é um dos primeiros das línguas européias modernas e é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola. Em princípios de maio de 2002, o livro foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos.

Roda de Leitura – Leitura dos capítulos I e VI da obra “Dom Quixote de La Mancha” - Data: quinta-feira (19)- Horário: 16 horas - Local: auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Curcio da Rocha (BPES) - Endereço: Avenida João Batista Parra, na Praia do Suá, Vitória- Entrada franca

Workshop de Maculelê e Samba de Roda

A Companhia Folgazões e a Associação Desportiva Cativeiro realizam Workshop de Maculelê e Samba de Roda.

Palestrantes
Luis Henrrique (Ouro Preto, MG)
Contramenstre do Grupo Cativeiro, mestre de congada mineira

Gil Mendes (Vitória ,ES)
Coreógrafo do Grupo Negra-ô

Periodo: 27/03 à 29/03

inscriçoes pelo email:
osfolgazoes@hotmail.com

informações:
3322-7391 (folgazões)
9309-2519 (Anderson Cabelo)


Companhia Folgazões de Artes Cênicas
Rua professor Baltazar, 152 Cidade Alta .Vitória Espirito Santo
Fones: (27) 3322-7391
www.companhiafolgazoes.com.br

sexta-feira, 13 de março de 2009

Opereta “A Viúva Alegre”

Opereta “A Viúva Alegre” com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) - Dias: quinta (19), sexta-feira (20) e sábado (21)- Horários: 20 horas (quinta e sexta-feira) e 18 horas (sábado)-
Local: Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória- Entrada franca
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, a cada dia de espetáculo, a partir das 14 horasTelefone bilheteria – 3132-8398

terça-feira, 10 de março de 2009

Heráclito e Liana d Castro

MUSICOS: HERACLITTO (VOZ E VIOLÃO) e LIANA DE CASTRO(TECLADO)
LOCAL: ORLA GRILL (AV: ANTONIO GIL VELOSO 1856-PRAIA DA COSTA)
DATA: 12/03/2009 (QUINTA FEIRA)
HORA: 21:00 Hs
REPERTÓRIO: MPB E BOSSA NOVARESERVAS: 3299.32.50

Victor Humberto


Programação Galeria Homero Massena

A artista plástica Yvana Belchior abrirá o cronograma anual da Galeria Homero Massena. No total, oito artistas foram selecionados, por meio de edital, para expor até fevereiro de 2010 no espaço vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A abertura da mostra “P-I-N-T-U-R-A” está marcada para a próxima terça-feira (17), às 19h30. A Galeria está localizada na Rua Pedro Palácios, nº 99, Cidade Alta.

Yvana criou painéis a partir da construção de pinturas realizadas em suportes transparentes, que foram retirados da parede e colocados no centro da Galeria. Dispostos dessa forma será possível criar relação entre os painéis a partir da interferência visual que um acarreta sobre o outro, possibilitado pela transparência do suporte. O visitante é convidado a transitar por entre estes painéis, possibilitando interferências e resultados visuais imprevisíveis. Para falar do seu processo criativo e tirar dúvidas dos visitantes, a artista promove uma palestra no dia 26 de março, às 18 horas, na Galeria. A mostra continua até 17 de abril.

Calendário de exposições 2009

Yvana Belchior – 17 de março a 17 de abri

lMarcelo Gandini – 28 de abril a 29 de maio

Tom Boechat e Luciano Barreto – 09 de junho a 10 de julho

Mônica Nitz – 21 de julho a 21 de agosto

Manoela Chiabai – 1º de setembro a 02 de outubro

Marcus Vinicius – 13 de outubro a 13 de novembro

Luciano Boi – 24 de novembro a 31 de dezembro

Alex Vieira – 12 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010

Exposição P-I-N-T-U-R-A, de Yvana BelchiorAbertura - 19h30 - Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, nº 99, Cidade Alta. Segunda a sexta-feira, entre 10 e 18 horas - Visitas guiadas: 3132 8395

Palestra sobre a exposiçãoQuinta-feira (26), às 18 horas - Entrada franca