
domingo, 30 de março de 2008
quinta-feira, 27 de março de 2008
Conferência Municipal de Cultura
Fechamos a programação, e estamos em fase de confirmação de palestrantes, definição de metodologia de trabalho de grupo e construção da proposta do regimento interno. Esperamos realizar a divulgação no início de abril.
Em relação ao conselho de cultura temos a satisfação de comunicar que o projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores nesta data (24/03/2008). Após a aprovação da lei, será publicado edital de convocação das entidades artístico-culturais para cadastramento e para participação em assembléias específicas de eleição para o compor o Conselho. Nosso objetivo é dar posse aos conselheiros no último dia da conferência, mas, isso irá depender do tempo que o projeto de lei levar para ser aprovado.
Palavras de:
Maria Helena Costa Signorelli
Secretária De Cultura de Vitória
terça-feira, 25 de março de 2008
ARTE EM EVIDÊNCIA
O encontro Arte em Evidência está previsto para acontecer no dia 5 de abril (sábado) na Prç. Ubaldo Ramalhete Maia, no início da Rua Sete de Setembro, no centro de Vitória a partir das 9 horas e contará ainda com apresentações musicais, teatrais e folclóricas gratuitas no local.
Artistas expositores no seguimento de:
• pinturas
• esculturas
• artesanato utilitário, decorativo e acessórios de moda (Biojóias)
Apresentações confirmadas:
• grupo de dança
• grupo teatral
Dia Mundial do Teatro
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de março de 2008
Palestra: "Panorama das Artes Cênicas na atualidade"
Palestrante: Marcos Rêgo
Mediador: Wilson Coêlho
Horário previsto: 17horas
Local:Auditório da Escola de Teatro e Dança FAFI
Marcos Rêgo - ator, diretor e professor de interpretação da escola de teatro Martins Pena (RJ). No SESC Nacional, coordena o projeto de dramaturgia, é curador do projeto Palco Giratório e ministra cursos de capacitação para os funcionários no trato com as artes. Wilson Coêlho - dramaturgo, encenador, coordenador do curso de qualificação profissional em teatro da Escola de Teatro e Dança FAFI e auditor real do Collége de Pataphysique de Paris. Será a palestra: Oportunidade de uma explanação e discussão sobre a realidade de teatro nos mais diferentes estados do Brasil, meios de produção, estética, projetos, movimentos de grupos entre outras coisas. Público alvo: alunos, professores, artistas, técnicos e comunidade de modo geral.
Dia 27 de março de 2008
Espetáculo: "Cantantes e Brincantes" Cia Folgazões de Artes Cênicas
Horário previsto: 19horas
Local: Arena da Escola de Teatro e Dança FAFI ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: Telefone: (27) 3381 6921/ 3381 6922
Conselho Municipal de Cultura..o de Vila Velha tá!
Vamos juntos participar de mais uma conquista de grande importância para o nosso Município.
27 de março (quinta-feira)
19h30
Teatro Municipal de Vila Velha
(Praça Duque de Caxias, Centro)
Informações: 3388-4162 / 4184
domingo, 23 de março de 2008
Ofes
A Série Concertos Sinfônicos, que atraiu um público estimado em quatro mil pessoas no ano passado, retorna na próxima quinta-feira (27). A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) fará uma grande homenagem ao compositor russo Nicolai Rimsky-Korsakov, em comemoração ao centenário de sua morte. A apresentação será no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20 horas.
Os músicos da Ofes se apresentam sob a regência do Maestro Titular Helder Trefzger e solo do violinista Ricardo Amado, um carioca que ocupa atualmente o posto de spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Serão apresentadas duas obras do compositor: o “Capricho Espanhol”, escrito em 1887, e a célebre Suíte Sinfônica Sheherazade, escrita um ano depois, em 1888, e que foi inspirada nos contos das “Mil e uma noites”. São peças presentes no repertório das grandes orquestras.
A bilheteria do Theatro Carlos Gomes, aberta na última quinta (20), prossegue com a venda de ingressos nesta terça (25), quarta (26) e quinta-feira (27), sempre a partir das 14 horas. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada).
Domingo DiVersus
Dizer Poesia é algo de muito interessante. Não é declamação, não é interpretação, não é performance... É apenas "dizer" da forma que o Poeta quer e deseja, do jeito que ele acredita que lhe convém, que o faz sentir-se bem, feliz e realizado, com a possibilidade de mostrar todo o sentimento que lhe corre pelas veias, pelo coração, pela mente. Dizer Poesia é assim, ter a coragem de abrir a gaveta (literal ou poeticamente) e lançar ao vento e aos corações, tudo que se crê, tudo que se é... Afinal, o Poeta é um "Dizedor de Sentimentos!"
Tente, deixe que as mãos (e as pernas) tremam e a língua fale!!!!!
Estamos esperando você...
No último Domingo DiVersus, a chuva caiu torrencialmente e fomos obrigados a realizá-lo dentro da Casa da Cultura (o que não foi prejudicial em nada), apenas ficamos devendo a Luisa Nogueira, que fez a participação musical, um público tão grande quanto sua voz e seu carisma. Tem nada não, outras oportunidades virão...
"Dizer sentimentos é uma arte, saboreá-los no ocaso da Barra do Jucu, é um presente!!"
Domingo DiVersus
SARAU POÉTICO AUTORAL (COM VARAL DE POESIAS)
Participação Musical:
Inara Novaes
Intervenção Cultural:
O Convento da Penha em Cordel
(de Kátia Bóbbio)
30 de Março de 2008 (último Domingo) – 18 Horas
Casa da Cultura e Cidadania de Vila Velha
Rua Vasco Coutinho, s/n° - Barra do Jucu
Horacio Xavier - (27) 3033-5713 / 9273-2886 saraudomingodiversus@gmail.com
Lourdes Guerra – (27) 3319-3179
Giseli Suave – (27) 9823-0320 gisuave@hotmail.com
2ª oficina de Museologia
A partir desta segunda-feira (24) estarão abertas as inscrições para a segunda etapa das Oficinas de Museologia, promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Departamento de Museus (Demu) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O tema abordado será ‘Plano Museológico: Implantação, Gestão e Organização de Museus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 04 de abril, pelos telefone 3345 9206 e 3132 8393.
As aulas serão na quinta (17/04) e sexta-feira (18/04), no auditório do Bandes, entre 09h30 e 18h30. São 50 vagas destinadas a gestores de museus, gestores culturais, profissionais de áreas afins (arquivologistas, museólogos, artistas plásticos, arquitetos, historiadores, biblioteconomistas, sociólogos) e estudantes.
Ministrada pelo bacharel em Museologia Cícero de Almeida, atual diretor do Centro Cultural da Justiça Federal, do Rio de Janeiro, as oficinas têm como objetivos incentivar a formação, atualização e valorização dos profissionais de instituições museológicas, vislumbrando uma Política Estadual de Museus. As oficinas continuam em junho, com o tema “Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica”.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Louvado seja!!!!!
O Cineart mais uma vez renasce.
Nesta próxima sexta-feira, dia 21 de março, voltará às atividades, resistente, persistente, o mais antigo e único cinema de rua do Espírito Santo e um dos últimos no Brasil, no mesmo lugar que fluiu sonhos, sombras e luzes, entre os bairros Glória e Soteco, ainda com o nome dos últimos tempos, Cineart.
É um cinema peculiar: é o único cinema de rua do estado, um dos raros no Brasil, um cinema popular, no sentido de ser aberto a todos, ao povo todo, um cinema de resistência, que viveu a época áurea das salas de cinema, majestade do entretenimento, tempo de uma rede de salas espalhadas pelos quatro cantos e recantos, que inclusive serviu de base para a popularização do cinema brasileiro, dos Mazaropis, das chanchadas de estrelas do Rádio, dos grandes Otelos e Oscaritos, das profícuas décadas brasileiras de 1970 e 1980, dos seriados americanos, das óperas bufas mexicanas das páscoas, dos spagettis italianos e westeners americanos. Viveu também o ocaso das salas de cinemas, das porno-chanchadas, teve a sua fase de sala decadente, viveu sua experiência do cinema de arte com o patrocínio da Chocolates Garoto.
Enfim, uma história que completa agora em março 55 anos de vida. A sala de cinema de rua, que agora retoma suas sombras e luzes, foi inaugurada em março de 1953 e viu passar por ela, dentro dela, inúmeras gerações de garotos, garotas, adultos, senhores e senhoras, turmas de escolares, as trocas de gibis nas tardes de domingo, as gomas mascadas e coladas embaixo de suas cadeiras, sufocadas de borrachas, mas persistentes.
Ela agora retoma sua trajetória, procurando oferecer uma proposta de se tornar um núcleo de difusão da cultura cinematográfica, com ações que vão do puro e inocente entretenimento às propostas de fomento do gosto crítico, do ensino e da prática da cultura cinematográfica, da difusão do cineclubismo.
Aos poucos as ações serão postas em prática, novos parceiros serão convidados a participar e integrar esta iniciativa, que por enquanto é tocada em parceria com a AFA Cinemas, operadora dos cinemas Ritz no ES, São Paulo e Minas Gerais, com a Coordenação de Vanderlei Aparecido Pinto, gerente operacional da rede e Assessoria de Marcos Valério Guimarães, cineclubista.
Mas o Cineart já ensaia algumas parcerias com a Associação de Cineclubes de Vila Velha e a Federação Capixaba de Cineclubes e o Conselho Nacional de Cineclubes, para ações educativas e de cineclubismo.
Neste início meio apressado, em função das pequenas reformas e adequações, apresentamos um lançamento para a molecada, mas estamos preparando uma festa em homenagem aos 55 anos do cinema e sua trajetória ao longo do desenvolvimento do município de Vila Velha.
Aguardem.
Vamos, então, à programação deste início, desta retomada.
Mais Informações com:
Vanderlei – 9253-0751
Marcos – 9977-2153
Diariamente as 17:20 h, 19:10 h, 21:00 h
Sábado e Domingo as 15:30 h, 17:20 h, 19:10 h, 21:00 h
Horton e o Mundo dos Quem!
(Horton Hears a Who! - EUA, 2008
Treiller em http://uk.youtube.com/watch?v=OVV5WBrY27c
Genero: Animação
De: Jimmy Hayward e Steve Martino.
Sinopse:
Dos mesmos criadores da franquia "A Era do Gelo", "Horton e o Mundo dos Quem!" é baseado num livro de autoria de Ted Geisel, publicado pela primeira vez em 1954, sob pseudônimo Dr. Seuss. Os livros de Seuss estão entre aqueles que definem o que se convencionou chamar de literatura para a família, foram traduzidos para 15 idiomas e já venderam mais de 200 milhões de copias. Os livros da série Horton (Horton Hears a Who, Horton Hatches an Egg) estão entre os títulos mais vendidos de Seuss, geração após geração.
"Horton e o Mundo dos Quem!" nos traz um elefante com muita imaginação que ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Suspeitando haver vida naquele grãozinho de pó, e apesar de seus conhecidos acharem que ele enlouqueceu, Horton está decidido a ajudar.
Valores de Ingressos:
Segundas, Terças e Quartas R$ 4,00 / R$ 2,00
Quintas, Sextas, Sábados, Domingos, Feriados R$ 6,00 / R$ 3,00
terça-feira, 18 de março de 2008
Festa da Penha
Dia 28 – 20h. Concertos na Vila. Igreja do Rosário, Prainha. Apresentação da Orquestra Phylarmonia Brasil, regida pelo maestro Helder Trefzger e com a participação especial da soprano capixaba Nathércia Lopes.
Dia 28 – 21h. Parque da Prainha. Show com Zezé Di Camargo e Luciano.
Dia 30 – 21h. Parque da Prainha. Show com a banda Casaca.
Dia 31 – 16h30. Parque da Prainha. Show musical com padre Zezinho.
Dia 31 – 21h. Parque da Prainha. Show com a banda Jóia da Ilha.
sexta-feira, 14 de março de 2008
Ofes abre temporada 2008
A temporada 2008 da Orquestra Filarmônica será aberta oficialmente na terça-feira (18), quando os músicos realizam o Concerto de Páscoa. A apresentação será na Catedral de Vitória, às 20 horas. O concerto conta com a participação do coral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). A entrada é gratuita.
Para o especial de Páscoa, regido pelo Maestro Titular da Ofes Helder Trefzger, foram convidados vários solistas: Nathércia Lopes, Meire Norma, Renato Gonçalves e João Marcos Charpinel. O coral da Fames terá regência de Sanny Souza.
No programa constam as obras de “Laudate Dominum”, de Mozart e “Pai Nosso”, de Mallote. Logo após será apresentado, numa versão em português, o oratório “As sete últimas palavras de Cristo”, do compositor francês Theodore Dubois, escrito em 1867.
Retorno dos Concertos Sinfônicos
A Série Concertos Sinfônicos, que atraiu um público estimado em quatro mil pessoas no ano passado, retorna no dia 27 de março. A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) fará uma grande homenagem ao compositor russo Nicolai Rimsky-Korsakov, em comemoração ao centenário de sua morte. A apresentação será no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas.
Sob a regência do Maestro Titular Helder Trefzger e solo do carioca Ricardo Amado, os músicos da Ofes apresentam duas obras do compositor: o “Capricho Espanhol”, escrito em 1887, e a célebre Suíte Sinfônica Sheherazade, escrita um ano depois, em 1888, e foi inspirada nos contos das “Mil e uma noites”. São peças presentes no repertório das grandes orquestras.
O violinista Ricardo Amado, solista convidado, ocupa atualmente o posto de spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.