
quinta-feira, 30 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Concertos Sinfônicos
Série “Concertos Sinfônicos” - 50 anos da Aliança Francesa de Vitória e Ano da França no Brasil
Obras de: Ravel, Carlos Cruz, Rodrigo e Mussorgski
Regência: Maestro Mandredo Schmiedt
Solista: Paulo Pedrassoli, violão
Local: Theatro Carlos Gomes
Datas: quarta (29) e quinta-feira (30)
Horários: 20 horas
Ingressos: - Quarta-feira (29) - Entrada franca – convites na Aliança Francesa de Vitória (das 8 às 19 horas), na Rua Alaôr Queiroz Araújo, 200 - Enseada do Suá - Vitória (27 3345-1498) -
Quinta-feira (30) - R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) – as vendas para o dia 30/04 serão feitas do dia 23/04 ao dia 30/04, a partir das 14 horas, na bilheteria do Theatro Carlos Gomes.
Prorrogadas inscrições MoVA Caparaó
Charles Araújo
Boa tarde pessoal! Sou artista deste estado. Tenho dois livros editados em Vitória e estou para lançar o terceiro pela Lei Rubem Braga. Conheçam melhjor o meu trabalho pelo fotolog http://fotolog.terra.com.br/brazorra
Meus livros publicados são: A CAIXA DE CONTOS(em parceria com o Gió), O MELHOR LIVRO DE CONTOS DE BICHOS DO MATO DE TODOS OS TEMPOS e OUTROS e o último, aprovado pela Lei, O MELHOR LIVRO DE CONTOS INFANTO-JUVENIS DO ESPÍRITO SANTO...
Aguardem!
Também fui colaborador das revistas do Menino Maluquinho do Ziraldo, revista MAD e Paranoya entre outras...Um abraço,
Charles Araújo.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Exposição de Andy Warhol
Durante o feriado prolongado, capixabas e turistas terão a oportunidade de visitar a exposição “Andy Warhol – Arte e Práticas para o Dia a Dia”, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). O espaço funcionará normalmente nesta quinta (09), sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12). Na segunda (13), como de costume, o Maes fecha para manutenção.
A mostra continua em cartaz no Maes até 02 de julho. Com curadoria de Jéssica Gogan, do Museu Andy Warhol, localizado na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, a exposição aborda a vida e a obra do artista, por meio de um enfoque especial sobre suas práticas de reinvenção do cotidiano. Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Seu legado mais significativo foi o processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos.
A mostra reproduz o clima do ateliê do artista, um dos cenários mais importantes da arte no século XX. Inclui serigrafias, filmes, instalações, papéis de parede, fotografias e arquivos audiovisuais. A interatividade é marcante.
o público é convidado a manipular uma máquina de serigrafia, e a figura utilizada como modelo é bem capixaba – um caranguejo. Também foi instalada uma máquina de xerox, onde os visitantes podem registrar objetos pessoais dos bolsos e criar sua própria obra de arte, bem ao estilo Warhol. Em uma das salas é possível fazer um teste de tela – onde a imagem da pessoa é capturada em vídeo por cerca de três minutos.
Na sala “Nuvens Prateadas”, no térreo do museu, o visitante contempla uma instalação com balões de hélio. Lá foram instalados telões que exibem, incessantemente, os vídeos “Kiss”, de 1963; e “Velvet Underground and Nico”, de 1966, que mostra a banda de rock experimental que Warhol apadrinhou.
Vitória tem o privilégio de abrir a primeira exposição nesse formato. Além do teor interativo, os visitantes também podem contemplar algumas polaroides de Warhol, misturados a autorretratos e fotografias de drag queens.
A exposição é realizada pela Secult, em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da Artunlimited.
Andy Warhol
Cineasta, fotógrafo, pintor, ilustrador comercial, produtor musical, escritor e até modelo – o artista norte-americano Andy Warhol (1928-1987) era radical em sua abordagem da arte. É considerado o mais pop artista plástico de todos os tempos. Ao falar o seu nome, imediatamente as imagens de Marilyn Monroe, Sopa Campbell´s e uma celebridade de peruca branca vêm à mente.
Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Chegou ao cenário da arte na década de 1960, em plena revolução do movimento Pop Art. No entanto, seu legado mais significativo foi seu processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos. Warhol usou suas obras e práticas artísticas como estrutura para vivenciar, registrar, organizar e reproduzir o mundo ao seu redor.
Serviço:
"Andy Warhol – Arte e Práticas para o dia a dia", exposição no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Período – até 02 de julho
Visitação no feriado:
Quinta- feira (09) – 10 às 18 horas
Sexta-feira (10) – 12 às 18 horas
Sábado (11) – 12 às 18 horas
Domingo (12) – 12 às 18 horas
Endereço – Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória – Espírito Santo
Telefone – (27) 3132 8393
Entrada franca
Programação Biblioteca Pública Estadual
Quinta-feira (16)
10 horas - Roda de Leitura
Serão lidos os capítulos XIV e XV de “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato.
Leitor-guia: Sérgio Blank
Quarta-feira (22)
08 às 12 horas – Oficina “Um Conto Dois Contos Três Pontos”, com Fabiano Moraes (Professor de Arte-Educação)
13 às 17 horas – Oficina “Expressão e Voz”, com João Vitor Lemos (artista popular e arte-educador)
As duas oficinas se complementam. A carga horária é de 8 horas.
Vagas limitadas.
Inscrições: (27) 3137 9349
Quinta-feira (23)
08 às 12 horas – Oficina “Expressão e Voz”, com João Vitor Lemos (artista popular e arte-educador)
13 às 17 horas – Oficina “Um Conto Dois Contos Três Pontos”, com Fabiano Moraes (Professor de Arte-Educação)
As duas oficinas se complementam. A carga horária é de 8 horas.
Vagas limitadas.
Inscrições: (27) 3137 9349
Quarta-feira (29)
18h30 - Debate-papo com o escritor, o crítico literário e o público
Escritora: Glecy Coutinho
Mediador: Sérgio Blank
Biblioteca Pública Estadual:
Avenida João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória - ES
Tel.: (27) 3137-9351 / (27) 3137-9349
Biblioteca Transcol
Chegou a hora do Terminal Campo Grande, em Cariacica, receber a Biblioteca Transcol. O novo módulo será lançado na quarta-feira (15), às 9 horas, em solenidade que reunirá os realizadores do projeto - Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e ONG Universidade para Todos.
O novo módulo da Biblioteca Transcol terá espaço mais amplo que as outras três unidades em funcionamento nos Terminais Laranjeiras, em Serra; Ibes, em Vila Velha; e Itacibá, em Cariacica. Serão 14 m² com direito a mesa de leitura. O acervo inicial de 1.200 livros conta com uma novidade: audiolivros estarão disponíveis para pessoas com deficiência visual. O horário de funcionamento será o mesmo das outras unidades: de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas.
A partir da implantação da nova unidade, a quantidade de livros disponíveis para empréstimo chegará a 4.500 exemplares. Todo este acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas, que doaram alguns exemplares de suas obras.
O projeto Biblioteca Transcol atraiu nos três módulos, nestes quase dois anos de funcionamento, 9.524 associados, que efetuaram 43.728 empréstimos. A média de empréstimos por dia é de 138 livros.
Cadastro
Os interessados em se associar à Biblioteca Transcol devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias e o empréstimo pode ser renovado por mais dez.
Números
Terminal Laranjeiras
Associados – 5.124
Empréstimos – 23.936
Terminal Itacibá
Associados – 2.015
Empréstimos – 10.054
Terminal Ibes
Associados – 2.385
Empréstimos – 9.738
Funcionamento – Segunda a sexta – 9 às 21 horas
Fonte: Secult
Quarta Clássica
Guilherme Mannis, músico de São Paulo, será o regente do concerto que irá homenagear o compositor austríaco J. Haydn pelos 200 anos do aniversário de sua morte.
Haydn, considerado o pai da sinfonia e do quarteto de cordas, foi um dos músicos mais influentes da sua época. Dele, será apresentada a sua última sinfonia, de número 104, intitulada “Londres”. Completando o programa, será executado o Concerto para Violino, de Beethoven, que inclusive foi aluno de Haydn.
O solista carioca Daniel Guedes também participa do concerto. Reconhecido pela crítica especializada com um dos mais expressivos artistas de sua geração, o músico estudou em Londres (Inglaterra), na Guildhall School of Music, e em Nova York (Estados Unidos), com Pinchas Zukerman e Patinka Kopek, na Manhattan School.
A série “Quarta Clássica” tem o mesmo formato da “Concertos Sinfônicos”, que sempre acontece na última quinta-feira de cada mês. As apresentações são sempre no Theatro Carlos Gomes, às quartas-feiras, e contam com a participação de solistas dos mais variados instrumentos. Com uma vantagem a mais: a entrada é gratuita.
Serviço:
Série “Quarta Clássica” - Haydn: 200 anos da Morte
Obras de: Beethoven e Haydn
Regência: Maestro Guilherme Mannis
Solista: Daniel Guedes, violino
Data: Quarta-feira (15)
Local: Theatro Carlos Gomes
Horário: 20 horas
Ingressos: Entrada Franca – retirada de ingressos na bilheteria do Teatro a partir das 14 horas no dia do evento.
Fonte: secult
Gean Pierre & Edigar Gusmão
Café Touché ,Av Antonio Gil Velozo 1856 Praia da Costa, Vila Velha
Reservas: (27) 3229 0181
OFICINA DE TANGO
LOCAL: COMPANHIA FOLGAZÕES
ENDEREÇO: RUA PROFESSOR BALTAZAR 152 (LADEIRA DO CATEDRAL) – CENTRO VITORIA
DATAS E HORÁRIOS: SEXTA 17 DE ABRIL – 19H A 21H
SABADO 18 DE ABRIL – 13H A 16H
DOMINGO 19 DE ABRIL – 9H A 12H
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: casazul@gmail.com - (27)3322-7391
TANGO: “ Del bajo fondo nacen tus voces amuradas del destino. Si tu cuna fue un burdel, si venís de la milonga y la habanera, También fuiste creado por el dios del arrabal, y saliste desde aquí, para el mundo conquistar. “ – Raul Cepeda
O Tango nasce Música, se transforma em movimento e culmina em canto e poesia.
“Festa e dança de negros e de gente do povo na América”, assim o define a Real Academia da Língua Espanhola do ano de 1803.
Passaram 100 anos para que o dicionário pudesse nomear o tango como: “Dança argentina de casal abraçado. Forma musical binária e compasso de dois por quatro, difundido internacionalmente”.
Essencialmente portenho, o tango da década de 1880 combinava vários estilos musicais. Nele estaria integrada a coreografia da milonga, o ritmo do candomble a linha melódica emotiva e sentimental da Habanera. Mas também recebeu influência do tango andaluz, do chotis e do cuplé, aos que se agregam às payadas populares e às milongas crioulas.
Primeiro dia :
Teoria
Breve resenha histórica do tango
Estilos de tango
Aprender os princípios básicos do tango (introdução da dança)
Segundo dia:
Aprender cortes e figuras básicas do tango clássico
Terceiro dia:
Aprender figuras do tango Fantasia ou tango moderno
Elementos necessários para as aulas:
Mulheres: sapatos de salto alto, cômodos, não sandálias, roupas cômodas
Homens: sapatos cômodos, roupas cômodas
Máximo de participantes: 20 pessoas
(*) Sol participou da Compañia de “Tango y Sal” (província da pampa, Argentina)
Compañia de Baile y Tango Fantasia de (Santa Clara del Mar ) no Centro Cultural Casa azul.
Participou na obra de teatro “El acompañamiento” com a Compañia de Teatro Don Eloy (Colômbia) no primeiro Festival de Teatro Clássico Adaptado em Mar del Plata (Argentina)
Oficina
Estrutura
1. Teoria
- Drama - origem da palavra, drama como ação, palavra como veículo da ação
- Mecanismos de comicidade
- Tipo - origem da palavra, como são construídos
- Palco como mesa - Proposta de utilizar o palco como local de análise do texto. Ao invés do trabalho de compreensão do texto ser feito da forma tradicional - o chamado "trabalho de mesa"
- Artur Azevedo - sua época, sua escrita
2. Prática
- Escuta - exercícios que desenvolvam no ator a capacidade de escuta - com ou sem utilização de música / com ou sem utilização de texto.
- Improvisações com o texto na mão - Técnicas de se improvisar com o texto na mão e utilizá-lo como aliado. A materialidade do texto pode e deve ser aproveitada em uma leitura encenada.
Bibliografia de apoio:
ARÊAS, Vilma. Iniciação à Comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
BENDER, Ivo. Comédia e Riso: uma poética do teatro cômico. Porto Alegre: UFRGS; Edpurs,1996.
BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARTINS, Antonio. Arthur Azevedo: a palavra e o riso. São Paulo: Perspectiva, 1998. (Coleção Estudos, 107)
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
FORMAÇÃO DE EDUARDO VACCARI
Mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).
Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNI-RIO).
Licenciatura Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes (UCAM).
Informações: 3381-6922 e 3381-6921
quarta-feira, 1 de abril de 2009
projeto Seis e Meia
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 12 horas. Será distribuído um convite por pessoa
Na comemoração de um ano de atividades, a abertura do projeto ficará a cargo de Verônica Cerqueira, uma cantora que começa a despontar no cenário musical capixaba.
Os interessados em abrir as noites do projeto devem reunir um currículo, um release com telefones de contato, uma foto e uma música em formato MP3, e enviar tudo para o e-mail cajuproducoes@terra.com.br. Os candidatos também já devem ter alguma experiência musical.
Gustavo Macaco está se preparando para o lançamento do seu primeiro disco solo, intitulado “Macaco, Chiquinho e o Cavalo”. Serão 10 faixas que terão como tema “relacionamentos” em suas diversas instâncias. Com base no Folk Rock, no Blues e no Experimentalismo, Macaco apresenta suas influências literárias, retratando sensações que envolvem o cotidiano do ser humano. Macaco também é idealizador de projetos como: Bloco Bleque, Xamã do Raul e Banda Superfantástica (música infantil).
Projeto Seis e Meia – Com Gabriel O Pensador e Gustavo Macaco.
Abertura com Verônica Cerqueira.
quarta-feira (08)
Horário: 18h30- Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória-
Entrada franca: ingressos (um por pessoa) distribuídos no dia do espetáculo na bilheteria do teatro a partir das 12 horas.
Telefone da bilheteria: (27) 3132-8398
Fonte: Secult
Gardenia marques & Léo Carvalho
Voz & Violão
MPB, Bossa, Samba, Pop, Rock, Regionais e Autores Capixabas
Biblioteca móvel
Programação da Biblioteca Móvel no mês de abril:
Vila Nova de Colares - Serra - 01, 15 e 29 – Em frente à Associação de Moradores, próximo ao Posto de Saúde
Nova Rosa da Penha - Cariacica - 02, 16 e 30 – Rua Principal, próximo à Escola Estadual Saturnino Rangel Mauro e ao ponto do Nacional
Santa Rita – Vila Velha - 6 e 27– Escola João Antunes das Dores, na Alameda dos Estudantes.
Itararé - Vitória - 07 e 28 – Rua das Palmeiras, próximo à Feira de Itararé
Planalto Serrano - Serra - 08 e 22– Escola Galdino Antônio Vieira, na Rua Paulo Neves, s/nº.
Central Carapina – Serra - 09 e 23 – Praça central do bairro Bairro
Bandeirantes - Cariacica - 13– Praça do bairro, próximo à Escola Estadual Mariano Firme de Souza
Terra Vermelha - Vila Velha - 14– Avenida D, próximo à Escola Estadual Mário Gurgel
Horários: Segunda a quinta-feira – Das14 às 20 horas
Fonte: Secult
Orquestra nas escolas
A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) realiza nesta semana três apresentações da série “Orquestra nas Escolas”, em unidades de ensino estaduais, localizadas no município de Serra. As apresentações começam nesta quarta-feira (01) e prosseguem até sexta-feira (03). Os concertos acontecem sempre às 9h30.
Pedro e o Lobo” é uma história infantil contada por meio da música. Foi composta pelo russo Sergei Prokofiev, em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história – o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores – é representado por um instrumento diferente.
Programação ‘Orquestra nas Escolas’:
Quarta-feira (01) – 9h30 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Laranjeiras” - Av. Coronel Manuel Nunes, s/nº, Laranjeiras Velha
Quinta-feira (02)– 9h30 – Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) “Campinho” - Rua Pingo de Ouro, nº 222, Campinho da Serra I.
Sexta-feira (03) – 9h30 - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Francisco Alves Mendes” - Av. Ho Shi Min, s/nº, Setor Asia, Cidade Continental
Fonte: Secult
Secult capacita artistas que vão participar dos editais
O objetivo destas reuniões é
esclarecer os trâmites legais e fornecer as informações necessárias para o correto preenchimento dos formulários de inscrição dos Editais de Incentivo à Cultura. A medida vai possibilitar levar os benefícios do montante de recursos para uma maior quantidade de pessoas.
Para 2009, os investimentos somam R$ R$ 3.239.000,00. Este ano, os Editais serão implementados pelo Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), um mecanismo público de incentivo à atividade cultural, e que há muito tempo era um anseio de agentes e produtores culturais, artistas e formadores de opinião e de todos que atuam na área da cultura no Estado. Dos 18 editais de 2009 (um já publicado no Diário Oficial do dia 16 de março), nove são inéditos no Estado. Os demais – reedições do ano passado – foram aperfeiçoados ou ampliados, contemplando a manifestação cultural capixaba em suas diversas áreas. Estes incentivos à produção e à circulação cultural visam a ampliar as possibilidades do cidadão capixaba de desfrutar a atividade cultural em suas diversas modalidades.
Reuniões de capacitação Editais 2009
Vitória - terça-feira (31) – Auditório do Bandes – 10º andar - Av. Princesa Isabel, Centro, Vitória - 14h30 às 17h30 - Das 14h30 às 16 horas, informações gerais sobre editais - Das 16 horas às 17h30, Informações específicas sobre editais de cultura popular
Cachoeiro de Itapemirim - quarta-feira (01) - Auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (ACISCI) - Rua Bernardo Horta, 312, Guandu, Centro (em cima do Mercado da Pedra)– 14 às 17 horas - Das 14 horas às 15h30, informações gerais sobre editais - Das 15h30 às 17 horas, informações específicas sobre editais de cultura popular
São Mateus - quinta-feira (02) - Secretaria Municipal de Cultura de São Mateus - Rua Graciano Neves, nº1, Largo do Chafariz, Sítio Histórico do Porto - 14 às 17 horas - Das 14 horas às 15h30, informações gerais sobre editais - Das 15h30 às 17 horas, informações específicas sobre editais de cultura popular
Colatina - sexta-feira (03) - Sala de audiovisual do Colégio Marista - Av. Champagnat, 225, Bairro Marista - 14 às 17 horas - Das 14 às 15h30, informações gerais sobre editais - Das 15h30 às 17 horas, informações específicas sobre editais de cultura popular.
Fonte: Secult