terça-feira, 21 de julho de 2009

Museu São Pedro de Alcântara do Itabapoana

A restauração do Museu São Pedro de Alcântara do Itabapoana está pronta. O casarão será aberto à visitação, após solenidade neste sábado (25), às 10 horas. A obra no Museu, localizado no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul, foi feita por meio de convênio do Estado com a Prefeitura. O investimento total foi de R$ 160 mil.

Criado e instalado em um dos casarões tombados pelo Conselho Estadual da Cultura (CEC), em 2002, o Museu foi ambientado, e reproduz a antiga vida dos moradores da época do Ciclo do Café no Espírito Santo. Lá são encontrados objetos como camas, estátuas, espelhos, pratarias e aquarelas.

O casarão foi construído em meados do século XIX durante o período áureo do café, pela família Silveira. Integra a composição do centro do Sítio Histórico constituída pela igreja matriz, a praça e o coreto, ladeado pelas demais construções baixas de um pavimento, feitas no alinhamento das ruas que remontam e apresentam características do período da arquitetura colonial. Já funcionou como pousada de tropeiros, pensão, e farmácia, na época escrita com “ph”. Os frascos de vidro desta “pharmácia”, de 1889, estão expostos no Museu.

www.secult.es.gov.br

De 1960 até o início da década de 1980 serviu de moradia para quatro famílias, até que conseguiu um projeto de reforma feita por trabalhadores rurais. Posteriormente, a casa foi doada para a Paróquia São José de Mimoso do Sul, com a qual foi firmado comodato de 20 anos, a partir de 2007, para abrigar o Museu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para quem quiser saber um pouco mais sobre a história de São Pedro do Itabapoana, recomendo o livro "São Pedro do Itabapoana: Patrimônio, Memória e Identidade", do jornalista e historiador Marcelo Pedrosa. O livro conta desde a colonização da região, até o tombamento de São Pedro e a criação do Festival de Sanfona e Viola. É imperdível. Pode ser adquirido pelo link:

http://clubedeautores.com.br/book/7815--Sao_Pedro_do_Itabapoana_Patrimonio_Memoria_e_Identidade_Sul_Capixaba