terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mais um espaço Cultural

A Prefeitura de Vila Velha fez uma vistoria no prédio da antiga estação de trem Leopoldina, em Argolas, às 8h30 desta segunda-feira (26). O objetivo foi verificar as condições das instalações da antiga estação e elaborar um auto de constatação, para que seja iniciado o processo de restauração do imóvel. A estação encontra-se abandonada e a falta de manutenção compromete as estruturas do prédio. O imóvel, localizado na Estrada Jerônimo Monteiro, entre Argolas e Paul, pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), mas com sua extinção, hoje faz parte do Patrimônio da União. A Prefeitura de Vila Velha está tentando adquirir a estação desde 2001, seja através de cessão de uso ou mesmo por compra do imóvel. A negociação foi feita através de correspondências, reuniões, laudos e diversas propostas encaminhadas à RFFSA. No entanto, uma liminar da Justiça de Minas Gerais proíbe que a estação seja vendida.

Diante da demora nas negociações e da urgência na recuperação do imóvel, a administração decidiu iniciar o processo de restauração. Para isso, na manhã desta segunda-feira, técnicos em Engenharia, representantes da Defesa Civil, do Conselho do Patrimônio Histórico, autoridades locais e também servidores da administração municipal iniciaram a vistoria do imóvel com o apoio da comunidade local.


Devido ao desamparo, foi feita a limpeza da área e uma equipe de fiscais do Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma inspeção no prédio, onde foi possível detectar vários focos do mosquito distribuídos no estabelecimento.

Complexo educacional e sociocultural

A intenção da prefeitura é comprar a Estação Leopoldina, pois pretende desenvolver no local um projeto educativo e sociocultural, integrado às escolas da rede municipal de ensino, especialmente à Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ana Bernardes Rocha, de Argolas. A idéia é preservar as características arquitetônicas e históricas do prédio e implantar um centro cultural para a região, que possa ser aproveitado pelas unidades de ensino e pela comunidade. Além disso, ao redor do antigo imóvel, existe um pátio de manobras, operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), mas que será desativado, conforme as previsões da própria FCA. A prefeitura desenvolveu um projeto que aproveita esse pátio para implantar um complexo educacional e esportivo de referência para a região.

Matéria publicada no site da Prefeitura de Vila Velha

Nenhum comentário: