domingo, 4 de novembro de 2007

Oficinas - 14° Vitória Cine Vídeo

Estão abertas as inscrições para as oficinas do 14° Vitória Cine Vídeo. As inscrições podem ser feitas no Instituto Marlin Azul/Galpão Produções, rua Professora Maria Cândida, 15, Bairro República, Vitória. Informações 3227-2751

Oficinas:

O CURTA-METRAGEM BRASILEIRO: HISTÓRIA E CRÍTICA
Oficina com Rodrigo Oliveira, crítico da revista Contracampo e do Século Diário. A oficina será dividida em duas etapas. A primeira, de 7 a 9 de novembro, será um curso teórico sobre a história do curta-metragem brasileiro. A segunda, de 12 a 16 de novembro, será uma oficina prática centrada na programação da Mostra Competitiva de Curtas. Os textos produzidos pelos alunos serão publicados no blog do festival.
De 7 a 9 de novembro, a oficina será realizada das 14h às 18h; de 12 a 16 de novembro, o horário das aulas será das 15h às 17h30. Local: Cemuni I (Campus da Ufes). Vagas: 40.

CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA II: MARCOS DE UMA CRÍTICA DIALÉTICA
O objetivo é aprofundar o conteúdo trabalhado na oficina ministrada por Alexandre Curtiss em 2006, com uma abordagem voltada para a leitura e a reflexão.
A oficina será realizada de 12 a 16 de novembro, das 14h30 às 17h30, no Cemuni I (Campus da Ufes). Vagas: 25.

DOCUMENTÁRIO: PESQUISA, PRODUÇÃO E DIREÇÃO
A oficina com a produtora Beth Formaggini terá aulas teóricas e práticas abordando a pesquisa (bibliográfica, de personagens, arquivo, locações), a produção (a equipe, o material sensível, os equipamentos, visita às locações, o plano de trabalho, a ordem do dia, autorizações para locação, apoios, direitos de imagem e som) e a direção (o documentário, os dispositivos, o método, a ética). Beth Formaggini é diretora de documentários como "Memória para Uso Diário", “Nobreza Popular”, “Walter.doc”, “Vida de Criança”, “Pontos de Vista”, “O Avião” e “Eco-92”, e produtora executiva e pesquisadora de “Peões”, “Edifício Master” e “Babilônia 2000”, de Eduardo Coutinho.
A oficina será realizada de 12 a 16 de novembro, das 14h30 às 18h, no Hotel Ilha do Boi. Vagas: 20.

ROTEIRO
O programa da oficina de roteiro ministrada pela cineasta Luelane Corrêa inclui uma introdução à linguagem cinematográfica, o estudo da estrutura e das características da escrita, técnicas narrativas, análise técnica do roteiro e decupagem das cenas. Luelane é diretora dos curtas "Como Se Morre no Cinema" e "A Cidade e o Poeta". Atuou como assistente de direção de Nelson Pereira dos Santos em filmes como "Brasília 18%", "Casa Grande & Senzala", "A Terceira Margem do Rio", "Jubiabá" e "Memórias do Cárcere". Realizou a montagem dos longas "O Quinze", de Jurandir Oliveira, "Cinema de Lágrimas" e "A Terceira Margem do Rio", de Nelson Pereira dos Santos.
A oficina será realizada de 13 a 16 de novembro, das 15h às 18h, no Hotel Ilha do Boi. Vagas: 20.

REFLEXÕES SOBRE A MONTAGEM
A proposta da oficina de montagem ministrada pela editora Márcia Medeiros é refletir sobre o papel da montagem na produção audiovisual. Márcia dirigiu diversos vídeos institucionais e de treinamento. Na televisão, trabalhou na edição do programa “Fama”, da Rede Globo, e das séries “Tudo Eu”, do GNT, e “O Bom Jeitinho Brasileiro”, do Canal Futura. Editou os documentários "Nobreza Popular" e "Memória para Uso Diário", de Beth Formaggini, "Joaquim Pedro.doc", de Mário Carneiro, e "Jongo da Serrinha", de Beatriz Paiva.
A oficina será realizada de 14 a 16 de novembro, das 15h às 18h, no Hotel Ilha do Boi. Vagas: 20.

O ATOR NO CINEMA
Familiarizar o ator com a linguagem cinematográfica para a atuação é a proposta da oficina que será ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda. Público-alvo: atores e/ou estudantes de Artes Cênicas. Lacerda é diretor e roteirista de cerca de 20 documentários sobre personagens da cultura brasileira e dos longas “Mãos Vazias”, “O Princípio do Prazer”, “Leila Diniz”, “For All - O Trampolim da Vitória”, “Viva Sapato!” e “A Morte de Narciso”. É professor da Escola Internacional de Cinema de Cuba, do curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, do Grupo Nós do Morro e do Pólo de Pensamento Contemporâneo.
A oficina será realizada de 13 a 16 de novembro, das 10h às 13h e das 15h às 17h, no Hotel Ilha do Boi. Vagas: 30.


Acesse www.vitoriacinevideo.com.br

Nenhum comentário: