domingo, 10 de fevereiro de 2008

Biblioteca Móvel


Biblioteca Móvel começa a circular pela Grande Vitória nesta quarta-feira (13)

A partir desta quarta-feira (13), seis bairros da Grande Vitória começam a receber a visita da Biblioteca Móvel, um projeto que visa quebrar os obstáculos que dificultam o acesso aos livros, além de levar outros encantos para a população capixaba como as rodas de leitura, encontros com escritores, mostras de vídeo e exposições – tudo que estimule o gosto pelas letras. O projeto começa a funcionar, oficialmente, às 9 horas, próximo à feira de Itararé, no Bairro da Penha, na Rua das Palmeiras.

A Biblioteca Móvel é parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. É um veículo equipado com todo o aparato físico e técnico de uma biblioteca circulará pelos bairros levando aos moradores o direito ao prazer de ler, de se informar, de se deixar levar pela fantasia e pela imaginação. Será disponibilizado um acervo bibliográfico composto de mais duas mil obras de literatura brasileira e estrangeira, infantil e juvenil, além de obras de referência (Enciclopédias, Dicionários, Guias, Atlas, Almanaques, Bibliografias), de obras gerais (livros de consulta), de jornais, revistas e gibis. Um mundo de conhecimento para pesquisar e levar emprestado para casa.

Inicialmente, como projeto-piloto, a Biblioteca Itinerante atenderá durante três meses, os bairros de Nova Rosa da Penha e Bandeirantes, em Cariacica; Vila Nova de Colares e Central Carapina, em Serra; Terra Vermelha, em Vila Velha; e Bairro da Penha, em Vitória (Programação abaixo). Funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados das 14h às 18h.

Por meio de cooperação técnica, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) pretendem ampliar gradativamente o número de bairros atendidos. Querem com este projeto, contribuir para consolidar uma Política Estadual de Leitura, minimizando as desigualdades existentes pelo resgate do livro como fonte de conhecimento.

Programação da Biblioteca Móvel
A Biblioteca Móvel visita cada bairro durante três meses conforme calendário abaixo
2ªfeira – Bairro Bandeirantes – Cariacica
Local – praça do bairro, próximo à Escola Estadual Mariano Firme de Souza

3ª feira – Região de Terra Vermelha – Vila Velha
Local – Avenida D, próximo à Escola Estadual Mário Gurgel

4ª feira – Região de São Benedito/ Bairro da Penha – Vitória
Local – Rua das Palmeiras, próximo à Feira de Itararé

5ª feira – Bairro Nova Rosa da Penha – Cariacica
Local – Rua Principal, próximo à Escola Estadual Saturnino Rangel Mauro e ao ponto do Nacional

6ª feira – Bairro Vila Nova de Colares – Serra
Local – em frente à Associação de Moradores, próximo ao Posto de Saúde

Sábado – Bairro Central Carapina – Serra
Local – praça central do bairro

Horários
2ª a 6ª feiras – 14 às 20 horas
Sábados – 14 às 18 horas
www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário: