sábado, 23 de fevereiro de 2008

Oficinas de Museologia


Inscrições e informações pelo telefone (27) 3132 8351 e pelo e-mail formacao@secult.es.gov.br

‘Museu, memória e cidadania’. Este é o tema da primeira etapa das Oficinas de Museologia, promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Departamento de Museus (Demu) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Nesse primeiro momento, as oficinas acontecem nos dias 11, 12 e 13 de março, entre 9h30 e 18h30 horas, no auditório do Bandes, em Vitória. As inscrições são gratuitas e limitadas.

A oficina será ministrada pelo bacharel em Museologia Antonio Marcos de Oliveira Passos, consultor do Ministério da Cultura, Departamento de Museus e Centros Culturais, e atual coordenador do Museu da Energia de Itu, de São Paulo.

Partindo da moderna conceituação de museu e museologia, a oficina discute as mudanças na trajetória destes espaços, abordando, entre outros temas, suas possíveis funções educativas, sua trajetória no Brasil desde o século XVII, a contemporaneidade, a museodiversidade e a imaginação museal; os museus enquanto lugares de memória, de esquecimento, de poder e resistência; além de sua dimensão sócio-cultural, política e econômica.

As oficinas têm como objetivos incentivar a formação, atualização e valorização dos profissionais de instituições museológicas, vislumbrando uma Política Estadual de Museus.

As oficinas continuam até junho. Os próximos temas abordados serão o ‘Plano Museológico: Implantação, Gestão e Organização de Museus (08,09 e 10 de abril), e “Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica” (10,11 e 12 de junho).



Nenhum comentário: