sexta-feira, 10 de abril de 2009

Exposição de Andy Warhol



Durante o feriado prolongado, capixabas e turistas terão a oportunidade de visitar a exposição “Andy Warhol – Arte e Práticas para o Dia a Dia”, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). O espaço funcionará normalmente nesta quinta (09), sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12). Na segunda (13), como de costume, o Maes fecha para manutenção.

A mostra continua em cartaz no Maes até 02 de julho. Com curadoria de Jéssica Gogan, do Museu Andy Warhol, localizado na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, a exposição aborda a vida e a obra do artista, por meio de um enfoque especial sobre suas práticas de reinvenção do cotidiano. Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Seu legado mais significativo foi o processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos.

A mostra reproduz o clima do ateliê do artista, um dos cenários mais importantes da arte no século XX. Inclui serigrafias, filmes, instalações, papéis de parede, fotografias e arquivos audiovisuais. A interatividade é marcante.

o público é convidado a manipular uma máquina de serigrafia, e a figura utilizada como modelo é bem capixaba – um caranguejo. Também foi instalada uma máquina de xerox, onde os visitantes podem registrar objetos pessoais dos bolsos e criar sua própria obra de arte, bem ao estilo Warhol. Em uma das salas é possível fazer um teste de tela – onde a imagem da pessoa é capturada em vídeo por cerca de três minutos.

Na sala “Nuvens Prateadas”, no térreo do museu, o visitante contempla uma instalação com balões de hélio. Lá foram instalados telões que exibem, incessantemente, os vídeos “Kiss”, de 1963; e “Velvet Underground and Nico”, de 1966, que mostra a banda de rock experimental que Warhol apadrinhou.

Vitória tem o privilégio de abrir a primeira exposição nesse formato. Além do teor interativo, os visitantes também podem contemplar algumas polaroides de Warhol, misturados a autorretratos e fotografias de drag queens.

A exposição é realizada pela Secult, em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da Artunlimited.

Andy Warhol

Cineasta, fotógrafo, pintor, ilustrador comercial, produtor musical, escritor e até modelo – o artista norte-americano Andy Warhol (1928-1987) era radical em sua abordagem da arte. É considerado o mais pop artista plástico de todos os tempos. Ao falar o seu nome, imediatamente as imagens de Marilyn Monroe, Sopa Campbell´s e uma celebridade de peruca branca vêm à mente.

Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Chegou ao cenário da arte na década de 1960, em plena revolução do movimento Pop Art. No entanto, seu legado mais significativo foi seu processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos. Warhol usou suas obras e práticas artísticas como estrutura para vivenciar, registrar, organizar e reproduzir o mundo ao seu redor.

Serviço:

"Andy Warhol – Arte e Práticas para o dia a dia", exposição no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Período – até 02 de julho

Visitação no feriado:
Quinta- feira (09) – 10 às 18 horas
Sexta-feira (10) – 12 às 18 horas
Sábado (11) – 12 às 18 horas
Domingo (12) – 12 às 18 horas
Endereço – Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória – Espírito Santo
Telefone – (27) 3132 8393
Entrada franca

Nenhum comentário: