sábado, 19 de abril de 2008

Concertos Sinfônicos

Compositor Marcelo Rauta faz primeira audição mundial de uma obra no Espírito Santo

A próxima edição da série Concertos Sinfônicos será especial, já que receberá um capixaba que está fazendo sucesso no Rio de Janeiro. Nascido em Guarapari, o compositor Marcelo Rauta escolheu sua terra natal para fazer a primeira audição mundial da obra “Xirê – abertura festiva”. A apresentação será na quinta-feira (24), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes.

Rauta iniciou seus estudos em Anchieta. Em 2003 ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde então vem acumulando vários prêmios como o Concurso Nacional de Composição para Orquestra de Câmara–Prêmio Sesiminas de Cultura; Concurso de Composição Niemeyer e Concurso Quintanares de Quintana. No Rio de Janeiro, onde reside atualmente, participou de projetos como “O Natal Brasileiro na UFRJ” durante dois anos consecutivos, contribuindo com os ensaios e arranjos musicais.

Outro destaque dos Concertos Sinfônicos do mês de abril é o premiado pianista João Carlos Parreira Chueire, um brasileiro que vive há três décadas na Europa. Ele participa da apresentação como solista convidado, interpretando um concerto de Mozart.

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) também homenageará, nesse concerto, os 180 anos da morte de Schubert. Será apresentada uma de suas obras mais famosas – a Sinfonia n° 8, conhecida como “Inacabada”, pelo fato de conter apenas dois movimentos, e não três ou quatro, como era usual. Schubert viveu apenas 31 anos e foi considerado um dos maiores gênios da história da música.


Orquestra vai para as escolas e para o interior do Estado

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo retornou com duas séries de sucesso em abril. Através dos “Concertos Itinerantes”, os músicos da Ofes levaram obras de Mozart, Marcelo, Bach, Tchaikovsky, Morricone, Suppé, Monti e Lorenzo Fernandez para Santa Maria de Jetibá.

A série “Concertos Instrumentistas” recebeu a primeira convidada do ano - a pianista capixaba Fabíola Bortolozo. Outra série será retomada no finalzinho do mês, a “Orquestra nas Escolas”, que levará música de qualidade para alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Na segunda-feira (28), a apresentação será na escola Profª Mara da Paz Pimentel, em Timbuí, Fundão. Na terça-feira (29), os músicos seguem para a escola Padre José de Anchieta, em Nova Betânia, Viana. As apresentações são sempre às 09h30.

Todas as apresentações das séries “Orquestra nas Escolas”, “Instrumentistas” e “Itinerantes” são gratuitas.

Nenhum comentário: