terça-feira, 24 de março de 2009

Andy Warhol

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) recebe a exposição itinerante "Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia". Com curadoria de Jéssica Gogan, do Museu Andy Warhol, localizado na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, a abertura da mostra está marcada para o dia 02 de abril, às 20 horas. O Maes é o primeiro museu do Brasil e do mundo a receber a mostra neste formato. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da Artunlimited.

Cineasta, fotógrafo, pintor, ilustrador comercial, produtor musical, escritor e até modelo – o artista norte-americano Andy Warhol (1928-1987) era radical em sua abordagem da arte. É considerado o mais pop artista plástico de todos os tempos. Ao falar o seu nome, imediatamente as imagens de Marilyn Monroe, Sopa Campbell´s e uma celebridade de peruca branca vêm à mente.

Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Chegou ao cenário da arte na década de 1960, em plena revolução do movimento Pop Art. No entanto, seu legado mais significativo foi seu processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos. Warhol usou suas obras e práticas artísticas como estrutura para vivenciar, registrar, organizar e reproduzir o mundo ao seu redor.

A proposta da mostra "Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia" é abordar a vida e a obra do artista por meio de um enfoque especial sobre essas práticas de reinvenção do cotidiano. Nesse sentido, serão reunidas obras de Warhol que componham uma visão singular de sua produção, incluindo filmes, vídeos, instalações, papel de parede, produção de revistas e publicações, gravuras e documentação fotográfica, além de arquivos e materiais audiovisuais.

Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia", exposição no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Abertura – quinta-feira (02 de abril)
Horário – 20 horas
Período – 02 de abril a 02 de julhoVisitação – terça a sexta-feira – 10 às 18 horas Sábados, domingos e feriados – 12 ás 18 horas
Endereço – Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória – Espírito SantoTelefone – (27) 3132 8393
Entrada franca

Fonte: www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário: