A MoVa Caparaó tem a finalidade de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e médias metragens, de até 40 minutos, de ficção ou documentais, com temática ambiental, produzidas em todo território nacional. Estão aptos a se inscrever na Mostra Competitiva os vídeos ambientais produzidos (ou com matriz final) nos formatos Betacam, DV, MiniDV ou DVD, realizados a partir de dezembro de 2007.
Serão duas categorias: “Melhor Vídeo”, um escolhido pelo júri popular presente nas exibições e outro pelo júri oficial; e “Melhor Vídeo Caparaoense”, selecionado pela organização da MoVa entre os vídeos realizados pelos jovens da região, participantes das oficinas. Os vencedores das duas categorias receberão o troféu “Pico da Bandeira”.
A Mostra é um projeto do Governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvido por meio da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com o Consórcio do Caparaó, a MoVa surgiu em 2004, a partir da necessidade de ampliar as discussões ambientais na região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó, e de promover nacionalmente as potencialidades ecoturísticas, culturais e humanas da região. Estão envolvidos na Mostra 11 municípios caparaoenses que não possuem salas de cinema.
A MoVa tem alcançado objetivos como a valorização do cinema; a conquista do segundo lugar no Prêmio Cultura Viva, realizado pelo Ministério da Cultura em 2006; o fomento do turismo e a movimentação do setor cultural como um todo.
A Mostra também abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam a mais ampla abordagem das questões do meio ambiente.
2 comentários:
Karlili.......é isso????? então, estamos cá no Alegre ja preparando para as oficinas da Mostra Caparaoense e sentando para fazer o melhor dos MoVAs. Esperamsos evidenciar o melhor possível a essência da proposta do audiovisual.
Abç Caparaoense,Geraldo Dutra Coordenador Local do MoVA
Sim, isso mesmo, Karlili!!!!!
Que bom, sucesso aí.
Postar um comentário