sexta-feira, 10 de abril de 2009

Oficina

Dentro do projeto nacional “SESC DRAMATURGIA: LEITURAS EM CENA”, promovido pelo SESC-ES em parceria com a Escola de Teatro e Dança FAFI, estão abertas, de 1º a 18 de abril, as inscrições para a Oficina MECANISMOS DE COMICIDADE: DA PÁGINA AO PALCO E DO PALCO À PÁGINA, a ser ministrada pelo diretor, ator e professor de teatro Eduardo Vaccari, nos dias 26, 27 e 28 de abril, sempre de 8 as 12, um total de 12 horas. Poderão se inscrever atores e diretores de teatro, estudantes de letras e áreas afins. Haverá seleção a partir dos curriculos e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 22 de abril nos murais da escola. A oficina, tendo em vista seu caráter de exploração da comicidade a partir da leitura dramática, terá como base o texto A Capital Federal, de Arthur Azevedo, que será fornecida oportunamente aos selecionados para a oficina. Haverá certificados de participação

Estrutura
1. Teoria
- Drama - origem da palavra, drama como ação, palavra como veículo da ação
- Mecanismos de comicidade
- Tipo - origem da palavra, como são construídos
- Palco como mesa - Proposta de utilizar o palco como local de análise do texto. Ao invés do trabalho de compreensão do texto ser feito da forma tradicional - o chamado "trabalho de mesa"
- Artur Azevedo - sua época, sua escrita

2. Prática
- Escuta - exercícios que desenvolvam no ator a capacidade de escuta - com ou sem utilização de música / com ou sem utilização de texto.
- Improvisações com o texto na mão - Técnicas de se improvisar com o texto na mão e utilizá-lo como aliado. A materialidade do texto pode e deve ser aproveitada em uma leitura encenada.


Bibliografia de apoio:

ARÊAS, Vilma. Iniciação à Comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
BENDER, Ivo. Comédia e Riso: uma poética do teatro cômico. Porto Alegre: UFRGS; Edpurs,1996.
BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARTINS, Antonio. Arthur Azevedo: a palavra e o riso. São Paulo: Perspectiva, 1998. (Coleção Estudos, 107)
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.

FORMAÇÃO DE EDUARDO VACCARI

Mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Licenciatura Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes (UCAM).


Informações: 3381-6922 e 3381-6921

Um comentário:

Charles Araújo disse...

Boa tarde, pessoal!
Sou artista deste estado. Tenho dois livros editados aqui em Vitória e estou pra lançar o terceiro pela Lei Rubem Braga. Podem conhecer mais meu trabalho em meu fotolog http://fotolog.terra.com.br/brazorra
sou primo do Gió( http://fotolog.terra.com.br/tirinhasdogio)... Meus livros publicados são: A CAIXA DE CONTOS(em parceria com o Gió), O MELHOR LIVRO DE CONTOS DE BICHOS DO MATO DE TODOS OS TEMPOS & OUTROS e o último aprovado pela Lei, O MELHOR LIVRO DE CONTOS INFANTO-JUVENIS DO ESPÍRITO SANTO...Aguardem!
Também fui colaborador das revistas do Menino Maluquinho do Ziraldo, revista MAD e Paranoya entre outras...

Um abraço,
Charles
Araújo.