domingo, 14 de outubro de 2007

"Cinco sobre Cinco Documentários"

Entre os dias 15 e 19 acontece a mostra “Cinco sobre Cinco Documentários”, às 21h, no Cine Metrópolis (Ufes). A mostra faz parte da agenda de pré-eventos do 14° Vitória Cine Vídeo. Essa iniciativa é uma parceria entre o Instituto Itaú Cultural, Instituto Marlin Azul e o Galpão Produções. Na ocasião serão apresentados documentários em vídeo digital premiados durante a edição 2006/2007 do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo. Entrada franca.

Programação:

15/10 – Histórias de Morar e Demolições (SP, 2007, 54min) - Dir. André Costa
Quatro famílias paulistanas estão de mudança. Suas casas foram vendidas para um incorporador imobiliário e serão demolidas. Para fixar as histórias guardadas sob esses tetos, os moradores resolvem registrar objetos, cômodos e recantos preferidos, iniciando videografias domésticas ou contratando uma pequena empresa de vídeo.
16/10 - Diário de Sintra (RJ, 2007, 84min) – Dir. Paula Gaitán
Filme composto de registros do presente e do passado, como fragmentos de filmes super-8 e fotos realizadas em 1981, época em que Glauber Rocha se encontrava em exílio voluntário, em companhia da família, em Sintra (Portugal). A artista visual e cineasta Paula Gaitán, mulher do diretor, reúne esse material, por ela produzido, e retorna à cidade portuguesa, onde cria imagens em movimento, percepções, fluxos mentais. Sobreposição de tempos, imagens, memória afetiva. Camadas ficcionais, documentais fundidas; camadas da memória superpostas.
17/10 - Procura-se Janaína (SP, 2007, 54min) - Dir. Miriam Chnaiderman
Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?
18/10 - Eu Vou de Volta (PE, 2007, 54min) - Dir. Camilo Cavalcante e Cláudio Assis
Duas viagens são realizadas simultaneamente em ônibus clandestinos: a ida de Caruaru (a maior cidade do agreste pernambucano) até São Paulo e a volta de São Paulo a Caruaru. Os fluxos e refluxos desses passageiros migrantes refletem, em suma, as movimentações da vida, as pequenas vitórias e derrotas de cada um, além da vontade de que algo aconteça e mude o que está estagnado.
19/10 - Margem (RJ, 2007, 54min) - Dir. Maya Da-Rin
Durante dois dias e três noites, uma embarcação navega lentamente pelo Rio Amazonas, partindo da fronteira do Brasil com a Colômbia em direção à cidade peruana de Iquitos. A margem se revela diante da câmera à medida que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constante transformação.

Nenhum comentário: