terça-feira, 30 de outubro de 2007

"Sperandio"

Matéria publicada no site da SECULT
A história de Sperandio Zibaldone, imigrante italiano que chegou ao Brasil em 1878, é narrada no novo livro do jornalista Claudio Lachini. A obra ‘Sperandio’, que conta com o apoio do Governo do Estado, será lançada na terça-feira (30), a partir das 18h30, no Salão São Thiago, do Palácio Anchieta.
O livro de Lachini, cuja narrativa transcorre como contos ou crônicas sucessivas – 75 ao todo – retrata fragmentos de uma saga de 100 anos, apresenta um panorama histórico muitas vezes inédito na bibliografia brasileira, descreve personagens e fatos pitorescos e contém incursões criativas sobre o fantástico.
Colatina e o Patrimônio do Dário, hoje no município de Governador Lindenberg (ES), são os cenários principais da segunda parte do livro. Esta narra a vida do neto de Sperandio, o Checo, que passa a ser conhecido por Chico, e de seu bisneto Toni, que se esforça para ser brasileiro, retorna à Itália onde é convidado a permanecer, em função dos problemas políticos decorrentes do golpe militar de 1964.
“Sperandio” é uma crônica irreverente, micro história de uma época sobre a qual a memória é escassa no Espírito Santo, enfim, um convite à reflexão do leitor sobre o Brasil e sua lenta trajetória de integração multirracial.
Claudio LachiniCláudio Lachini nasceu em Alfredo Chaves. Pertenceu à equipe do jornalista Mino Carta à época da criação da Revista Veja, na qual trabalhou até 1969. Foi redator do jornal O Estado de São Paulo e permaneceu em ‘Gazeta Mercantil’ por 29 anos ininterruptos. Escreveu, editou e publicou cinco livros pelas Editoras Gazeta Mercantil, Lazuli, Nobel, Fórum de Líderes e Ufes, sendo o mais conhecido “ANÁBASE” – Uma história da Gazeta Mercantil. No Espírito Santo, criou a Revista de Cultura da Ufes, em 1967, e colaborou com os jornais “O Diário”, “A Gazeta” e “Folha Capixaba”. Criou junto com Xerxes Gusmão Neto e editou os cinco primeiro números da revista Essa, em 2005.

Nenhum comentário: